Palácio de Westminster Em Londres

O Palácio da Westminster em Londres é um dos prédios mais icônicos da Europa. É a sede do Parlamento Britânico, reúne muitas histórias e se trata de uma das atrações turísticas mais famosas da Inglaterra.

westminster

Muitas são as lendas que discorrem sobre o que existia antes na área onde foi erguido o Palácio de Westminster. Conta-se que outrora o local já foi um templo romano. Já informações mais precisas relatam que no lugar existiam duas igrejas erguidas para São Pedro (West Minster) e São Paulo (East Minster).

É justamente no lado oeste (West) o escolhido para erguer Westminster. Vamos conhecer mais sobre a história desse palácio inglês.

Mais sobre as origens do Palácio de Westminster em Londres

palacio westminster dentro

Como vimos, antes de se tornar a sede do Parlamento Britânico, e decidir os rumos das nações que compõem essa organização, o palácio tem suas origens nas tradições eclesiásticas. E antes da construção do prédio, o rei Eduardo (penúltimo saxão) traçou planos para erguer a Abadia de Westminster.

Ao lado da Abadia foi construído um palácio para que o monarca morasse. Esse fato é o que começa a associar o local a Coroa Britânica. E assim, começam os primeiros passos para Westminster ser sinônimo de poder.

Depois das turbulências da Idade Média, guerras, disputas internas e até mesmo um incêndio, a monarquia inglesa decide construir um palácio com dimensões mais ostentosas, e que continuaria a sediar parte das decisões dos futuros reis ou rainhas.

O projeto do novo palácio ficou sob responsabilidade do arquiteto Sir Charles Barry, acima das terras do Tâmisa traçou as dimensões do palácio. Especulou que a obra levaria 6 anos, porém, durou 30. Boa parte das pessoas que trabalharam na construção estava viva no dia da inauguração, nem o próprio Barry.

A famosa estrutura de Westminster

Depois de erguido o Palácio de Westminster em Londres ficou famosos por suas torres:

  • Victoria Tower – fica na parte sul do palácio; caracterizada por arcadas enormes, que facilitavam a entrada da Rainha Vitória e sua carruagem. Nessa parte ficam os arquivos do prédio.
  • Elizabeth Tower – mais conhecida no mundo por abrigar o famoso Big Ben, que talvez seja o maior ponto turístico de Londres. Vale lembrar que Big Ben é o nome do sino, não do relógio.

Outro ponto dentro do prédio magnífico é o Westminster Hall. A parte mais antiga desse conjunto arquitetônico. Dentro do salão estão mais de 900 anos de histórias do mundo britânico; aqui se consolidou toda estrutura da organização do governo inglês do jeito que conhecemos hoje.

No Westminster Hall é possível navegar desde a Idade Média até os terríveis momentos da Segunda Guerra Mundial. Muitas referências na arquitetura da edificação marcam esses períodos.

O melhor é que tudo isso pode ser visto de perto, durante um passeio pelo palácio. É certo que o prédio só é aberto para visitação no verão, e nos fins de semana. Porém, quem visita Londres precisa conferir de perto tantas histórias e beleza arquitetônica.

Veja mais lugares para visitar em Londres!

E para aproveitar bem o passeio, seguir com um guia brasileiro da Estrela Tour é a garantia que não perderá um detalhe da visita. Profissional que conhece bem as curiosidades do Palácio de Westminster em Londres, e todos os recantos de Londres. Entre em contato para contratar nossos serviços exclusivos.

Posts relacionados: