Parlamento Britânico

parlamento britânico

O Parlamento Britânico ou parlamento inglês é o local onde se decidem assuntos pertinente ao Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e aos territórios ultramarinos. Sua principal sede é o Palácio de Westminster, que além de ser um dos lugares mais importantes do mundo, é um dos pontos turísticos mais visitados em Londres.

Antes de conhecer alguns detalhes do Parlamento Britânico, é importante saber como funciona a organização dos poderes no Reino Unido. Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales são os países que compõem o Reino Unido da Grã-Bretanha. Como chefe de estado, eles reconhecem a Rainha, porém, a força política é resultado da soma dos poderes da Monarquia, do Primeiro-Ministro, da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns.

Cada uma dessas figuras contribui para o pleno funcionamento do Parlamento.

A origem do Parlamento Britânico

Esse corpo de poder começou a ser organizado no século XVIII. Porém, é somente nos séculos seguintes que essa composição vai evoluindo até chegar no atual formato. O principal objetivo do Parlamento Britânico é elaborar leis que favoreçam todas as pessoas do Reino Unido. Ele também assume, em algumas ocasiões, o papel de judiciário.

Para alguns, esse modelo de governo pode até parecer complexo demais, mas como vimos, já são mais de 200 anos em prática.

De forma estratégica o Palácio de Westminster foi escolhido como o local para reunir os congressistas britânicos. No coração de Londres, esse prédio oferece toda pompa para os membros do Parlamento, e não se distancia do povo. Vamos conhecer a seguir um pouco da estrutura desse Palácio.

Conheça o Palácio de Buckingham, outro símbolo de poder em Londres!

Westminster a casa do Parlamento Britânico

O Palácio de Westminster passou por grandes transformações no reinado da Rainha Vitória. A reforma se iniciou em 1840 e foi concluída em 1860. O destaque para arquitetura da edificação são suas torres:

  • Torre Victoria – batizada com o nome da Rainha que inspirou o projeto reformulação, é nessa torre que está a entrada para os monarcas entrarem no Palácio, durante solenidades.
  • Torre de Santo Estevão – aqui está a entrada para Câmara dos Comuns.
  • Torre Elizabeth – é a parte mais famosa do Palácio, pois nessa torre está o Big Ben. O sino e relógio mais conhecido do mundo.

Descubra 10 curiosidades sobre o Big Ben!

Outros símbolos que permeiam o prédio de mais poder no Reino Unido.

Visitando o Parlamento Britânico

É possível entrar para conhecer o Parlamento inglês. Existe programação exclusiva durante o ano, para que os visitantes matem a curiosidade de como funciona o congresso do Reino Unido.

O visitante pode assistir um debate acalorado em a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. Ver palestras exclusivas e outros eventos promovidos pelo Parlamento. Durante o verão, por exemplo, o lugar tem várias atrações… Mas, é preciso fazer logo o agendamento, se não, é difícil participar.

Quer participar dessas atividades no Parlamento Britânico? Entra em contato com a Estrela Tour. Somo empresa especializada para receber brasileiros em Londres. Temos veículos confortáveis, e nossos guias são bilíngues. Clique aqui e veja como é fácil conhecer a Terra da Rainha!

Posts relacionados: