Observatório de Greenwich

Observatório de Greenwich
Observatório de Greenwich

O Observatório de Greenwich é um daqueles pontos turísticos ingleses que você não pode perder. Você curtirá as curiosidades de um lugar que marca a metade do globo e aprenderá outras coisas sobre o universo.

Greenwich está bem pertinho de Londres, e é bastante conhecido por ser o ponto do meridiano 0, lugar do planeta escolhido para dividir o mundo em Ocidente e Oriente (Leste/Oeste). É motivo para despertar interesse de muitas pessoas, mas existem algumas atrações imperdíveis no local, um exemplo é o Observatório de Greenwich.

Vamos conhecer mais sobre esse imperdível ponto turístico da Inglaterra.

Descubra mais atrações de Greenwich!

A história do Observatórios Real de Greenwich

A ideia de se criar um observatório inglês surge durante o reinado de Carlos II, no século XVII. Na busca de obter mais dados astronômicos, que ajudariam nas navegações inglesas, o monarca junto com outros cientistas da época iniciaram o projeto.

Nas ruínas do que outrora foi o Castelo de Greenwich, o observatório começou a tomar formas. Sua conclusão demorou bastante, e ao longo de mais de 100 anos reformas e anexos foram se associando ao prédio.

O interessante é que o observatório abrigou durante anos astrônomos e outros empregados que ajudavam na manutenção do lugar. Os astrônomos reais de destaque que passaram pelo Observatórios de Greenwich foram John Flamsteed e Edmond Halley (que dá nome ao famoso comenta).

O que pode ser visto no Observatório?

Se pensa que o passeio pelo Observatório de Greenwich será sem graça, se engana. As curiosidades que poderá conferir no lugar são bem divertidas, veja as principais:

  • Relógios Harrison – John Harrison foi o responsável por determinas as longitudes, os tais meridianos que criaram os parâmetros para os fuso-horários.
  • A Linha Meridiana – aqui você vai tirar a foto clássica em dois lados do planeta (ocidente e oriente).
  • A Casa Flamsteed – nessa casa você conhecerá mais histórias dos astrônomos que ajudaram a criar a primeira instituição britânica de ciência montada pelo Estado.
  • O Grande Telescópio – no observatório encontrará um dos maiores telescópios do mundo, e dele verá constelações famosas.
  • Transit Circle – esse é o telescópio que foi usado para determinar o ponto O (meridiano principal).
  • Planetário Peter Harrison – é uma parte do observatório na qual vai poder viajar pelo universo. É uma forma divertida de navegar pelo infinito.
  • Câmara Escura – já pensou em ver todos os mais famosos prédios de Londres. Da Câmara Escura terá uma visão panorâmica da cidade, e conhecerá mais histórias sobre o Rio Tâmisa.
  • O Relógio Shepherd – nessa atração poderá acertar seu relógio de forma precisa. Esse é o Relógio Zero de Greenwich.
  • Centro de Astronomia – momento do passeio que verá de perto todos os equipamentos usados pelos astrônomos, e ainda ver de perto um meteorito com aproximados 4,5 bilhões de anos.

Conheça mais sobre o Rio Tâmisa!

É diversão para todos, jovens e adultos. E para não perder nenhum detalhe da visita ao Observatório de Greenwich, tenha ao seu lado um guia brasileiro. Esse é um dos serviços da Estrela Tour. Nossos guias são treinados, e conhecem Londres como poucos. Entre em contato para mais informações.

Posts relacionados: