Rio Tâmisa – Londres

Rio Tâmisa – conheça a história e curiosidades deste símbolo de Londres

Rio Tâmisa

O Rio Tâmisa é rico em histórias, e recentemente tornou-se referência de políticas ambientais que deram certo. Vamos descobrir um pouco mais sobre esse cartão postal de Londres.

Sua nascente fica em Cotswolds, área de grande beleza natural, localizada na área central da Inglaterra formada por uma cadeia de colinas. O Rio Tâmisa percorre 346 quilômetros até sua foz no Mar Norte. Nessa rede cruza por importantes cidades, entres as mais conhecidas está Oxford.

Durante o final do século XIX e quase todo século XX, o Tâmisa teve como apelido “O grande fedor”, devido aos altos índices de poluição. Porém, com leis severas e grande comoção da população, o rio foi recuperado e voltou a ter condições bióticas para mais de 125 espécies de peixes.

As histórias e pontes do Tâmisa

Desde da antiguidade o Rio Tâmisa ofereceu condições interessantes aos povos que viviam em suas margens. Os romanos, por exemplo, usaram essa rede de drenagem para, de forma estratégica, levar seus grupamentos e mantimentos que viviam na região onde hoje está edificada Londres.

No passar do tempo o Tâmisa tornou-se importante rota comercial, utilizada pela Inglaterra para escoar boa parte de sua produção. Todas as cidades que estão na margem desse rio tiveram rápido desenvolvimento.

É nas águas do Tâmisa que as tradicionais universidades de Cambridge e Oxford disputam uma secular competição de remo. As duas instituições selecionam seus melhores remadores para conseguir vencer a disputa.

Outra coisa de destaque no Rio Tâmisa é a quantidade de pontes que servem para ligar as margens esquerda e direta. Em todo seu percurso são 114 pontes, porém, em Londres são 16, entre elas, a Tower Bridge e a Ponte de Londres. São construções formidáveis, e pontos turísticos necessários quando vier a Londres. A segunda, por exemplo, foi construída pelos romanos. Já a “Ponte da Torre” é um show a parte, toda a história de sua construção pode ser vista num pequeno museu dentro de suas torres.

Rio-Tâmisa

As atrações no Tâmisa

Numa das margens do Rio Tâmisa o visitante verá a gigantesca London Eye. Trata-se de uma das maiores rodas gigantes do mundo. Uma estrutura com mais de 135 metros de altura, composta por 32 cápsulas que suportam até 25 pessoas. Nela terá uma visão da magnitude de Londres, além de podem apreciar o caudaloso rio.

Também poderá fazer um passeio de catamarã. Sairá de Londres até a famosa cidade de Greenwich. Existem várias empresas oferecendo o passeio. No curso cruzará por algumas pontes, e verá o Shakespeare’s Globe, o HMS Belfast e a Torre de Londres. O percurso dura 20 minutos. E em Greenwich conhecerá outros pontos bem interessantes, como o Observatório Real.

Conheça o Rio Tâmisa com segurança

Para fazer o trajeto pelo Tâmisa vale ter a companhia de um guia brasileiro. Um profissional que conhece todos os pontos de Londres. E para dar mais segurança e conforto, terá opção de fazer os passeios num confortável veículo; se estiver com a família, poderá escolher uma van e até mesmo micro-ônibus. Esses são nossos serviços do Estrela Tour. Entre em contato!

Posts relacionados: